Vamos mudando de conversa pra acabar em samba que é a melhor maneira de se conversar; pois quem faz samba fala e quem fala atenção: força nenhuma cala a voz da multidão. Se tem feitiço, se é filosofia, se nasceu lá na bahia, se vem do morro ou do asfalto, se é na escola ou na bohêmia, que se faça a lira cotidiana. Opção política, mais do que mero gênero ou arte envernizada de museus. Todos somos poetas da lira, historiadores das coisas miúdas nas artimanhas das rodas, encontros, ajuntamentos de gente, criando de improviso culturas.

"Eu sou da lira não posso negar!"


quinta-feira, outubro 16, 2008

Nadinho da Ilha - Meu Amigo Geraldo Pereira (2005)
















1. Até Quarta-feira (Geraldo Pereira - Jorge de Castro) Vai, Que Depois eu Vou (Geraldo Pereira)
2. Falsa Baiana (Geraldo Pereira)
3.Ministério da Economia (Geraldo Pereira - Arnaldo Passos)
4. Você Está Sumindo (Geraldo Pereira - Jorge de Castro)
5. Mais Cedo ou Mais Tarde (Geraldo Pereira)
6. Polícia no Morro (Geraldo Pereira - Arnaldo Passos) Cabritada Mal Sucedida (Geraldo Pereira - Jorge Gebara)
7. Acertei no Milhar (Geraldo Pereira - Wilson Batista)
8. Escurinho (Geraldo Pereira - Arnaldo Passos) Escurinha (Geraldo Pereira - Arnaldo Passos)
9. Chegou a Bonitona (Geraldo Pereira - José Batista)
10. Pedro do Pedregulho (Geraldo Pereira) Bonde da Piedade (Geraldo Pereira - Ari Monteiro)
11. Minha Companheira (Geraldo Pereira)
12. Liverta Meu Coração (Geraldo Pereira - José Batista)
13. Ai, Mãezinha (Geraldo Pereira - Ari Monteiro)
14. Abaixo de Deus (Geraldo Pereira - Elpídio Viana)


Nadinho, de voz potente e grave, começou a cantar com doze anos e ainda menino foi convidado por Geraldo Pereira para tocar instrumentos de percussão em apresentações de rádio. Sua trajetória é marcada pela afirmação das culturas negras e suas formas de resistência, como podemos perceber por exemplo, no disco Cabeça Feita. Nascido e criado no morro do Borel, no Rio de Janeiro, Nadinho, segundo alguns dizem devia ser chamado de "Tudinho", pela grandeza do porte físico, simpatia e visão de mundo. Depois de muitos anos sem gravar, este cantor pouco conhecido no mercado fonográfico retorna com tônus vocal, cadência e musicalidade incomparáveis. Aliás alguns o comparam ao grande cantor Jamelão. Mas esqueçamos as comparações, pois é preciso ressaltar que Nadinho investiu todo o conhecimento samba sincopado que vivenciou com Geraldo Pereira para realizar estas interpretações. Recordando as formas de interpretação do próprio compositor. E também me arrisco a afirmar que esse é um dos registros mais próximos ao estilo do sambista. O disco dispõe de arranjos cuidadosos e músicos como Henrique Cazes (que o produziu), Beto Cazes, o percussionista Oscar Bolão, coro de com Cristina Buarque, Mariana Bernardes, Pedro Paulo Malta, Piizinha, entre outros.




A Lira: Meu Amigo Geraldo Pereira-Nadinho da Ilha

Um comentário:

Anônimo disse...

Jorge Gebara (Já falecido)era meu pai um dos compositores de Cabritada mal sucedida e Compositor de outras músicas inclusive da marchinha de carnaval ARREPENDIDA . Meu nome: Jane Gebara
Marjales@oi.com.br

Visitas

web page counter